1486 governos declararam

A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

 

Nações Unidas insta os países a fazer uma rápida transição para economias de energia limpa para cumprir as metas do acordo climático de Paris

 

Nos últimos anos, pelo menos 749 municípios em 16 países diferentes, representando mais de 138 milhões de pessoas, declararam uma emergência climática. Essas declarações variam conforme algumas exigem mudanças políticas específicas, enquanto outras permanecem gestos simbólicos, mas todas reconhecem os riscos crescentes e catastróficos associados à mudança climática.

 

Os ativistas ambientais estão visando os governos locais nesta campanha para construir um movimento global de base para alcançar o acordo climático de Paris, que procura evitar que as temperaturas globais aumentem mais de 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.

 

"Cidades e governos locais têm sido historicamente a centelha do progresso, do salário mínimo aos direitos civis", diz o Climate Mobilization, um grupo ambiental que acompanha as declarações de emergência climática através de seu website. "As vitórias locais inspiram outras comunidades a seguir e criar um mandato para as mobilizações nacionais tão necessárias".

 

Cada governo que se junta ao movimento, não importa quão pequeno seja, aumenta o ímpeto e ajuda a inspirar outros. Desde 2016, esforços foram lançados, especialmente dos grandes municípios que têm o poder de influenciar o status quo global.

 

 

Estes são sete países e cidades influentes que declararam emergências climáticas

 

 

Hoboken

 

Hoboken, Nova Jersey, Estados Unidos, tornou-se a terceira cidade do mundo e a primeira cidade dos Estados Unidos a declarar uma emergência climática em 2017. O anúncio da cidade preparou o cenário para outros governos do mundo inteiro assumirem compromissos semelhantes, e mostrou que as pessoas comuns podem incentivar os formuladores de políticas a se apressarem e enfrentarem a mudança climática.

 

Em seu anúncio, Hoboken cobriu questões como a elevação do nível do mar, super tempestades, energia renovável, emissões de gases de efeito estufa, emprego sustentável e muito mais.

 

"Ao negar, minimizar e não responder com firmeza à emergência climática global, nossos funcionários do governo federal e estadual colocaram em risco o povo de Hoboken", os membros do conselho municipal escreveram na declaração apoiada por unanimidade.

 

 

 

Ottawa

 

Nenhum país reconheceu a crise climática de maneira tão uniforme quanto o Canadá. Em todo o país, 438 municípios declararam emergências climáticas, tornando-o líder do movimento global em nível local.

 

A declaração de Ottawa é especialmente significativa porque é a capital do país. Os representantes da cidade disseram que os efeitos da mudança climática já eram evidentes.

 

"Os tornados do ano passado, e antes disso as inundações deste ano em West Carleton, Cumberland e Britannia. Há definitivamente uma conexão e eu acho que quando você olha para quase todas as revistas científicas e todos os relatórios que foram publicados sobre a mudança climática, estas não são coincidências", disse o prefeito de Ottawa Jim Watson no momento da declaração. "Estes são na verdade sérios desafios para o bem-estar do planeta".

 

Alguns meses após a declaração de Ottawa, a Câmara dos Comuns canadense votou a aprovação de uma declaração nacional de emergência climática, mas a votação ainda não foi confirmada pelo poder federal.

 

 

O Reino Unido

 

O esforço para levar o mundo a declarar uma emergência climática ganhou grande impulso após os protestos da Rebelião da Extinção no Reino Unido.

 

Após semanas de marchas e protestos, a equipe de Extinction Rebellion pressionou o Reino Unido a se tornar o primeiro país a declarar formalmente uma emergência climática.

 

"Não temos tempo a perder", disse o líder do Partido Trabalhista Jeremy Corbyn ao Parlamento, segundo reportagem do The Independent. "Estamos passando por uma crise climática que ficará perigosamente fora de controle, a menos que tomemos medidas rápidas e dramáticas agora".

 

 

Irlanda

 

Uma semana após o anúncio do Reino Unido, a Irlanda se tornou o segundo país a anunciar uma emergência climática.

 

Como seu vizinho, o anúncio da Irlanda é em grande parte simbólico. Isso não leva a novos compromissos políticos, e os ambientalistas foram rápidos em criticar a medida como vazia.

 

"Declarar uma emergência não significa absolutamente nada a menos que haja uma ação de apoio", disse Eamon Ryan, o líder do Partido Verde, à RTE. "Isso significa que o governo tem que fazer coisas que não quer fazer".

 

Entretanto, o reconhecimento da crise climática é um passo forte na direção certa e poderia encorajar os legisladores a aprovar legislação concreta no futuro.

 

 

Sydney

 

As declarações de emergência têm frequentemente incluído compromissos políticos ousados. Quando Sydney aderiu ao movimento em junho, os legisladores anunciaram sua intenção de implementar uma taxa de carbono e ajudar os trabalhadores na transição da indústria de combustíveis fósseis para empregos sustentáveis.

 

A declaração de Sydney veio em um momento em que o governo federal australiano começou a avançar na direção oposta. Durante as eleições nacionais, os eleitores rejeitaram uma taxa federal de carbono e os legisladores aprovaram novas minas de carvão.

 

Apesar desses reveses, os líderes de Sydney esperam construir um movimento ambiental de base.

 

"As cidades devem mostrar liderança, especialmente quando não se obtém essa liderança do governo nacional", disse o prefeito de Sydney, Clover Moore, na época.

 

 

Nova Iorque

 

O sucesso da Rebelião da Extinção inspirou ativistas em todo o mundo e logo começou a ganhar membros em todo o mundo.

 

Em Nova York, o capítulo local do movimento começou a agitar por uma declaração climática logo após a adesão do Reino Unido.

 

Os legisladores aceitaram as exigências e declararam uma emergência em 26 de junho.

 

"Estamos em meio a uma crise climática", disse o Conselheiro Ben Kallos, que apresentou a resolução escrita pelas organizações parceiras, em uma declaração antes da votação. "Nova Iorque deve tomar medidas ousadas para proteger seus cidadãos, ou sofreremos mais elevação do nível do mar, mais injustiça climática e mais furacões Sandys". Devemos enfrentar a crise climática e olhar para as questões sistêmicas mais amplas que nos colocaram aqui, pois essa é a única maneira de enfrentá-las plenamente.

 

Além do anúncio, Nova Iorque tem um dos planos de ação climática mais ambiciosos do mundo.

 

 

 

Paris

 

O ímpeto parece estar aumentando. Paris se tornou a última grande cidade a declarar uma emergência climática em Paris.

 

Os legisladores municipais disseram que criarão uma "academia climática" para educar o público sobre as conseqüências da mudança climática, e estão explorando formas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

 

Como este é também o local de nascimento do acordo climático de Paris, este compromisso é particularmente simbólico e poderia estimular novos anúncios nas próximas semanas e meses.

 

 

Presidencia de Santiago de Chile   |  Plaza de Armas S/N  |  Casilla 52-D | secretariado@cc35.city

Copyright ©  2020 Alcaldes por el Clima. Todos los derechos reservados.

Parceiros